quinta-feira, 3 de março de 2011


O piso é todo decorado pelas formas arquitetadas com delicadeza.
Os vãos são todos diferentes uns dos outros, afinal, o material de cada peça é orgânico de alguma forma, e como tal, não é exato, deus de sempre.
Os vãos, as pequenas porções de espaço a serem faxinadas.
Limpas pelos olhos atentos de uma persona que decora, que entremeia, que costura aos fios, promove as teias de diversas texturas e refinamentos.
Limpos.
Limpeza é algo que não requer compromisso cronológico, não requer a lógica de um tempo exato, talvez tenha alguma lógica do espaço exato.
Que mestra sala, que quarto crescente, que corredor de grandes distâncias, que espaços mais podem e devem ser limpos pelos cinco sentidos?
Tudo vem brilhando ao lado, vem rendendo luz, vem polido por uma educação esmerada.
O carnaval dessas informações vai escorregando os significados mais duros desses elogios todos, vai acrescentando ritmo, vai movimentando os quadris, vai dançando uma nova nota a cada escorregadela pelo sentido imediato da alegria.
A faxina do espírito.
A limpeza é imperatriz da vivência, da sequência vivaz de quem leva com galhardia as tarefas desejosas de beleza e graça.
O espaço cercado pelos passeios das personas, tende a sujar-se de alguma coisa por elas depositadas, por elas expelidas até sem noção.
O espaço onde elas rodeiam, permeiam e resistem, vai se sujando de alguma humanidade.
Humanidade que suja, não necessariamente de sujeira imunda, obscura, mas deixa seus vestígios ruidosos aos olhos mais seguros e revoltados.
Revoltar-se é atirar-se arte a dentro, adentrar-se ao inesperado, aos artísticos gestos, misteriosos e lúdicos postos em fatos.
A faxina depura a revolta.
A torna sinônimo de revisitação das obras, das óperas diárias, fazendo com que tudo possa ser revisitado, tantas vezes for esse tudo pensado.
Limpa, a trajetória é uma paisagem que pode ser ampliada e reexplorada, para que muitos outros contos, possam no devido tempo, serem contados e ilustrados.
A noite ilustra o dia e o dia lustra os móveis, que como tal, movem-se durante a faxina.
Movem-se os móveis, movimentamos nós a sina